Lugares com outras histórias

O chafariz encontra-se no Largo da Infância, mas inicialmente foi construído no Largo do Chafariz, atualmente Praça Dr. Manuel de Arriaga. O chafariz surgiu nos finais do século XIX e, já no século XX, o tanque foi substituído por uma forma mais elegante e rodeado de vários degraus.


A Igreja Matriz de São Pedro foi construída no início do século XVIII, embora modesta na sua construção e decoração marca as vivências do passado e do presente da comunidade, com as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora do Rosário e de São Pedro e a procissão em louvor da Ressurreição do Senhor. 

A Igreja foi dedicada a São Pedro por ter protegido o lugar de Caneças de grave epidemia, por isso S. Pedro é o santo padroeiro de Caneças.

Em Caneças, celebram-se  também as festas em honra de Nossa Senhora da Esperança, em Casal Novo, e de Santa Teresinha, no bairro Arco Maria Teresa.


Marcas das Lavadeiras

  Lavadouro das Fontainhas, junto à Fonte das Fontainhas
 
 Lavadouro de Vale de Nogueira, junto à Fonte do Ouro

Lavadouro do Lugar d'Além, situado junto à Fonte Velha 

Na tradição oral, estes espaços eram designados por rio,"Vou lavar ao rio" diziam as lavadeiras, porque as águas brotavam das nascentes nestes locais. Inicialmente, estes espaços eram rodeados de vegetação, somente em Vale de Nogueira conserva as  características de outros tempos. 

Posteriormente, os rios das Fontainhas, do Lugar d'Além e dos Campos de Caneças (demolido pela Junta de Freguesia a seguir ao 25 de abril de 1974) foram cobertos para proteger as lavadeiras do rigor do Inverno. Em Vale de Nogueira existe outro rio onde as lavadeiras também se esmeravam no trato da roupa das freguesas.